A certificação internacional de produtos é um processo que visa garantir a qualidade e a conformidade de um produto com as normas e regulamentos internacionais. Existem diversas certificações internacionais. A ISO 9001, que é uma norma de gestão da qualidade que visa melhorar o desempenho das organizações para o alcance de um alto nível de qualidade em suas operações.
Para obter a certificação, a empresa precisa obedecer a alguns critérios básicos. Como ter um CNPJ, cumprir a legislação cabível ao negócio e mapear os processos da operação e de todo o contexto da empresa. A fiscalização é responsabilidade de outras instituições. Enquanto a aplicação da ISO é responsabilidade do IAF (International Accreditation Forum ou Fórum de Credenciamento Internacional).
Além disso, existem outras certificações internacionais, como o Certificado de Origem, que assegura a origem da mercadoria transacionada. A documentação internacional também é importante para facilitar a comunicação, comércio, relações diplomáticas e deslocamento de pessoas em escala global.
A certificação internacional de produtos é importante porque pode aumentar a confiança dos clientes na empresa e seus produtos ou serviços. Além de abrir novas oportunidades de negócio. A certificação também pode melhorar o desempenho das empresas, aperfeiçoando o sistema de gestão de qualidade em aspectos decisivos para o sucesso do negócio e dos clientes.