O RoHS é uma diretiva existente desde fevereiro de 2003, criada União Europeia, essa diretiva proíbe que certas substâncias perigosas sejam usadas em processos de fabricação de produtos:
• Cádmio
• Mercúrio
• cromo hexavalente
• bifenilos polibromados
• éteres difenil-polibromados
• chumbo
É esperado de todas as empresas que sejam sensíveis ao meio ambiente e a saúde humana tenham esse certificado, mesmo que não haja regulamentação legal. Entretanto no cenário nacional e internacional, as empresas focam apenas no ganho financeiro, o que acarreta na falta de sensibilidade quanto a este tópico, e ignoram que podem acabar causando danos ao meio ambiente e à saúde humana.
A conformidade com a RoHS é importante?
Sim, pois os materiais da lista a cima são restritos e perigosos, poluem aterros e em termos de exposição ocupacional durante a fabricação de reciclagem são altamente perigosos.
O RoHS estipula que produtos eletrônicos que estejam em circulação no mercado europeu não devem conter quaisquer elementos ou produtos químicos nocivos. Então todas as empresas eletrônicas devem obter o certificado RoHS.
No Brasil o regulamento EEE, teve como base os moldes da RoHs.
Como minha empresa pode obter o certificado RoHS?
Para obter o certificado RoHS, o produto e suas partes precisam passar por testes de laboratórios credenciados, se estiverem ok e não houver nenhum tipo de substancia proibida, o produto pode obter o certificado RoHS.
Se quiser saber, entre em contato com um de nossos especialistas, não fique com dúvida!